Wrestling brasileiro disputa Pan em busca de vagas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago


23 atletas nacionais lutam Pan de Wrestling de 5 a 8 de maio em Acapulco e precisam ficar entre os 4 primeiros não classificados para garantir vaga na competição chilena

Os melhores lutadores de wrestling do Brasil competem de 5 a 8 de maio, em Acapulco, México, o Pan-Americano Sênior de Wrestling 2022. O torneio vai contar com 30 categorias distribuídas igualmente nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Além da busca por medalhas e o posto de melhor das Américas, as 18 categorias olímpicas classificam os quatro primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, principal torneio continental ano que vem.

Para assistir ao vivo o Pan clique aqui  https://uww.org/event/pan-american-championships-14

A equipe nacional tem como destaques, os lutadores Eduard Soghomonyan, 130 kg estilo greco-romano e Laís Nunes 62kg, estilo livre feminino, ambos atletas olímpicos nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020. Giullia Penalber, 57kg, estilo livre feminino é bicampeã do torneio e busca um inédito tricampeonato. No wrestling nacional, nenhum homem ou mulher conquistou três vezes em sequência, o título de número um das Américas. A equipe conta ainda com 10 estreantes e um renovado estilo livre masculino. Todos os lutadores deste estilo possuem 23 anos ou menos e a chance de representar o Brasil em mais de uma edição de Jogos Olímpicos.

“Ano passado, na edição da Guatemala, reunimos a equipe antes do Pan-Americano para a fase final de treinamento e conseguimos o melhor resultado da história da modalidade. Acredito que foi muito proveitoso para o resgate do sentimento de equipe, que antes só se reunia no dia da competição. Este ano, realizamos a parte final de treinamentos em Querétaro, já no México, antes de seguir para Acapulco. O torneio este ano será ainda mais competitivo e o objetivo é classificar o maior número de atletas possível para os Jogos de Santiago”, explicou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, que se junta ao chefe de equipe Josué Moraes e aos treinadores da CBW, Angel Torres e Nisdany Perez, nesta quarta-feira, já em Acapulco.

Brasil já tem vaga garantida na categoria 97kg do estilo greco-romano
O wrestling nacional já possui uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Igor Queiroz conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali em 2021. Caso um atleta de país classificado termine entre os quatro primeiros colocados (campeão, vice-campeão, ou um dos terceiros colocados), uma disputa entre os quintos colocados será realizada para definir o classificado.

Confira a programação do Pan de Wrestling 2022 e em destaque as categorias que valem vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Dia 5/5 – quinta-feira – eliminatórias de 12h às 15h e finais de 19h às 21h30
Estilo greco-romano
Marat Garipov – 60kg
Kenedy Pedrosa – 67kg

Igor Queiroz  – 97kg (divisão já classificada para os Jogos de Santiago)
Eduard Soghomonyan – 130 kg
 
Dia 6/5 – sexta-feira – eliminatórias de 12h às 15h e finais de 19h às 21h30
 Estilo greco-romano Estilo livre feminino
Joilson Júnior – 77kg
 André Luiz Pinto  – 87 kg

Estilo livre feminino
 Brenda Aguiar – 72kg

Dia 7/5 – sábado – eliminatórias de 12h às 15h e finais de 19h às 21h30
Estilo livre feminino
Kamila Barbosa – 50kg
Sabrina Tapajós – 53kg
Giullia Penalber – 57kg
Laís Nunes – 62kg
Grabriela Rocha – 68kg
Ruthy Helen dos Santos -76 kg

Dia 8/5 – domingo – eliminatórias de 12h às 15h e finais de 19h às 21h30
Estilo livre masculino
Bryan Pereira – 57kg
Dom Juan Ferreira – 65kg
Vinicius Joaquim -70kg
Cesar Alvan – 74kg
Giovanni Piazza – 86kg
Ailton Brito – 97kg
Gabriel Silva – 125 kg