No Dia Mundial do wrestling, relembre grandes momentos do Brasil no esporte


Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Mundial do wrestling porque em 23 de maio de 1904 aconteceu o primeiro Campeonato Mundial da modalidade em Viena, na Áustria. Nesta data festiva, vamos relembrar momentos marcantes do esporte no Brasil ao longo da história.

1951: Antenor da Silva, o Baianinho. Ele conquistou a medalha de prata na categoria 86kg do estilo livre masculino nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires. O torneio foi realizado de 25 de fevereiro a 9 de março.

1988: Floriano Spiess primeiro atleta brasileiro a conquistar uma vitória nos Jogos Olímpicos, em Seul 88, ele lutou Estilo livre e greco-romano. A vitória foi contra o Fred Solovi, de Samoa Americana, por 2 rounds a 1, no somatório de rounds por 11 a 7.

2003: Marcelo Zulu foi o primeiro brasileiro a ganhar medalha em um torneio na Europa, na Copa Almada, disputada na Espanha. O grequista foi terceiro colocado no torneio.

2004: Retorno do Brasil aos Jogos Olímpicos depois de 12 anos com a participação de Antoine Jaoude em Atenas.

2008: Rosangela Conceição, a Zanza, foi a primeira mulher a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. Em Pequim, ela também se transformou na primeira mulher a vencer em Jogos ao fazer 7 a 1 sobre
Olga Zhanibekova, do Cazaquistão.

2014: Aline Silva conquista a medalha de prata no Mundial disputado no Uzbequistão. Em 2006, ela também subiu no pódio do Mundial Júnior.

2015: Joice Silva é campeã dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Até hoje foi a única medalha de ouro conquistada pelo país na história da competição continental.

2016: Com cinco atletas, Brasil alcança o recorde de participantes em Jogos Olímpicos. Aline Silva, Gilda Oliveira, Eduard Soghomonyan, Laís Nunes e Joice Silva representaram o país no Rio. Todos obtiveram a vaga em torneios qualificatórios.

2021: Com 16 medalhas, Brasil quebra o recorde de medalhas em uma edição do Campeonato Pan-Americano de wrestling. O torneio foi disputado na Guatemala.